Futuro Emergente e Transição: Strategy Execution Summit 2012, São Paulo

Futuro Emergente e Transição
Estratégias Sustentáveis para um Mundo em Transformação

Maria Auxiliadora Amiden

A nona edição do Strategy Execution Summit ocorrida nos dias 27, 28 e 29 de junho teve como foco principal os grandes desafios que o momento atual do mercado e do ambiente de negócios está trazendo para os executivos e líderes de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. A agenda dos três dias de evento foi desenhada de tal forma que os participantes puderam conhecer e interagir com os principais temas de gestão em uma trajetória que levou à reflexão profunda e à troca de experiências e networking.

Robert Kaplan

No primeiro dia tivemos a oportunidade de debater com o professor Robert Kaplan sobre o que há de mais atual em pesquisas sobre gestão em Harvard e quais os grandes desafios para os países em potencial de desenvolvimento como o Brasil. Também, conhecer e interagir com o professor a respeito das novas abordagens de gestão que estão fazendo as empresas terem sucesso na execução de suas estratégias e como estão lidando com questões como colaboração em sua cadeia de valor e introduzindo a sustentabilidade como parte integrante de suas estratégias de negócio. Enfim, um panorama sobre as principais tendências e ações de gestão que estão fazendo e farão a diferença na administração das organizações.

Participantes

O panorama desenhado no primeiro dia ganhou profundidade no segundo dia do evento, com a apresentação de temas relevantes e a maior interação entre os palestrantes e os participantes. A ênfase foi nos desafios reais de se executar a estratégia, compartilhando os sucessos, mas, principalmente, as dores de se gerir a estratégia. Temas específicos como formulação de cenários em um mundo mais complexo, de inúmeras variáveis; o comportamento dos líderes do futuro; governança; inteligência estratégica, dentre outros, deram a oportunidade aos participantes de debaterem sobre seus desafios diários de gestão.

Priscila Cruz – Todos Pela Educação

Finalizando o evento, no terceiro dia demos destaque para as questões de fundo, à base de toda estratégia que se refere às pessoas e ao aprendizado. A gestão de pessoas é um dos temas críticos na agenda de todo gestor atualmente e a tendência é de elevação de sua importância para a efetiva execução da estratégia. Em um mundo cada vez mais conectado e dependente do conhecimento para promover inovação e diferenciação entre as organizações, ou seja, em um mundo cada vez mais carente de características humanas, conhecer o chamado “capital humano” é de extrema importância.

Maria Auxilidora Amiden e Robert Kaplan

Estamos em um momento crítico no Brasil, de efervescência e possibilidade de crescimento que nunca vimos anteriormente em nossa história. Entretanto, crescimento não significa desenvolvimento e se não pensarmos com seriedade sobre os reais vetores que movimentam um país em direção a um crescimento sustentável e não tivermos a coragem de sermos protagonistas de nossa própria história, estaremos mais uma vez perdendo o bonde da história e voltando a ser um povo que somente vive de esperanças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s