No início de dezembro desse ano foi realizado em Santiago no Chile o Congresso Estratégia e Colaboração, organizado pela Symnetics Chile e pelo jornal Diário Financeiro. Foi estremamente valioso ver o professor Robert Kaplan, da Harvard Business School, apresentar a abordagem de tradução da estratégia com o Balanced Scorecard dando grande ênfase para o processo colaborativo. Esse Congresso é um ótimo exemplo de que estamos vivendo em uma era em que a comunicação e a troca são intensas e que precisamos saber fazer bom uso disso.
Como todos sabemos, para a efetiva implementação da estratégia é fundamental a sua compreensão por parte de todos os envolvidos em sua execução. Portanto, é fundamental que consigamos incluir a todos no processo de sua elaboração e tradução. Pesquisas mostram que quanto mais envolvidos com a elaboração e tradução da estratégia, mais comprometidos e mais felizes as pessoas são. Saber o que estou buscando e pelo que estou colocando em prática meus talentos e conhecimentos é condição básica para a satisfação no trabalho. No Congresso foram apresentados quatro casos muito bem sucedidos de colaboração, inclusive envolvendo a comunidade. Por mais difícil que possa parecer fazer da estratégia um processo colaborativo, os casos apresentados mostram que é possível desde que haja vontade, disciplina, determinação e, acima de tudo, desapego, pois, colaboração pressupõe ouvir o outro, aceitar opiniões divergentes e construir junto.
A partir desse breve relato gostaria de, como mensagem de fim de ano, convidar a todos a refletir sobre o quanto estamos entendendo sobre o momento histórico em que vivemos, tão precioso na possibilidade de trocas e expansão de conhecimento e, principalmente, em como podemos ser mais efetivos em nossas ações, que necessariamente deve levar em consideração o Outro e o Planeta. Que o Natal seja um momento de reflexão, preparativo para melhores atitudes em 2012.