Educação: uma agenda urgente e um sólido caminho para a felicidade

Em 2006 tive a honra de participar ativamente do nascimento de um dos mais importantes movimentos da atualidade desenvolvidos no Brasil: o movimento Todos Pela Educação. Trata-se de uma iniciativa que reúne, de forma inédita na área de educação no Brasil, os setores público e privado na busca de formas inovadoras e factíveis para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no país. O mote do movimento é que em 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil, todas as crianças e jovens do ensino fundamental até o ensino médio tenham acesso a uma educação de qualidade, que forme cidadãos conscientes e preparados para levar o país para patamares superiores de desempenho e desenvolvimento.

Gostaria de lembrar que Educação de Qualidade é um dos critérios que define o indicador de felicidade desenvolvido no Butão (conhecido no Brasil como FIB – Felicidade Interna Bruta). Ou seja, educação de qualidade é um dos fatores primordiais para trazer felicidade às pessoas.

De acordo com o grande mestre e educador indiano Sathya Sai Baba, que na década de 1960 desenvolveu o programa “Educare: Educação em Valores Humanos”, o objetivo da educação é a formação do caráter, sendo, assim, um caminho sólido para a felicidade. O caráter é o que nos mantém firmes diante das intempéries da vida, torna os nossos relacionamentos saudáveis e nos dá a tranquilidade de uma noite repousante de sono a cada dia. Nesse sentido, mais do que nunca, a educação é uma grande viabilizadora de felicidade. E quando falamos em educação, estamos envolvendo toda a sociedade e seus atores, pais, professores, alunos, mídia, etc.

Desta forma, o movimento Todos Pela Educação tem um papel fundamental para o nosso país. Tem a importante missão de ampliar a nossa consciência sobre a necessidade de uma educação de qualidade, sem discriminação, mostrando que realmente TODOS devem estar envolvidos nesse processo. É um movimento que nasceu em bases democráticas e assim evolui.

Iniciado em 2006, o movimento vem amadurecendo e colhendo muitos frutos. Resultados já obtidos, bem como ações e iniciativas de educação por todo o Brasil podem ser acompanhados pelo site www.todospelaeducacao.org.br e pelo relatório De Olho Nas Metas, disponibilizado nesse site.

Maria Auxiliadora no lançamento do Congresso “Educação: Uma Agenda Urgente”

Como um importante marco da evolução do movimento, tivemos a realização, nos dias 13 a 16 de setembro de 2011, do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, realizado em parceria com instituições nacionais e internacionais. O lançamento oficial do congresso ocorreu no dia 13 de setembro e teve a participação dos Ministros Fernando Haddad, da Educação e Maria do Rosário, de Direitos Humanos, além de importantes personalidades como Dr. Jorge Gerdau, do grupo Gerdau.

Heródoto Barbeiro no lançamento do Congresso e demais personalidades

No dia 14 foi lançada a série do canal Futura “Destino: Educação – diferentes países, diferentes respostas”, um documentário que mostra o que países como Coreia, Finlândia, Chile, Canadá e a cidade de Xangai fizeram para desenvolver uma educação de qualidade. Durante a série somos convidados a fazer uma profunda reflexão sobre os desafios e possibilidades para a educação no Brasil. De caráter intimista, pois mostra a realidade dentro da sala de aula e da vida de alunos, professores e pais nesses países, o grande objetivo é servir como uma inspiração para o Brasil. Como disse Lúcia Araújo, gerente geral do canal Futura na noite de lançamento da série “não existe recorta e cola em educação, mas inspiração”. Para maiores informações sobre a série visite o site:

http://www.futura.org.br/nova-serie-investiga-desempenho-dos-paises-lideres-em-educacao/

Gostaria de convidar a todos para conhecer mais sobre esse importante movimento que está ocorrendo no Brasil e lembrar que outro critério que compõe nossa felicidade é a participação na comunidade, o sentimento de pertencimento, de fazer parte ativa na construção de uma nação melhor, mais justa e mais feliz.

Entre os convidados para o congresso destacam-se personalidades como Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna e Norberto Paschoal, do grupo DPaschoal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s